Esse boletim irá apresentar de maneira detalhada a evolução da taxa de crescimento das exportações de Picos, do Piauí, do Nordeste e do Brasil entre os anos de 2008 e de 2018. Ainda, irá apresentar os índices de concentração de exportações e importações de Picos e do Piauí por meio do Índice Herfindahl-Hirschman, tanto por destino como por origem e por produto entre os anos de 2008 e 2018. Segundo Cunha Filho e Carvalho (2005) os valores dos índices de concentração por destino, por origem e por produto assumem valores entre zero e um. Quando o valor é próximo a um, significa que as exportações se concentram em um pequeno número de países de destino ou em pequenas quantidades de produtos por destino ou então que as importações se concentram em um pequeno número de países de origem ou em pequenas quantidades de produtos. Por outro lado, quando o índice é baixo (próximo a zero) refere-se a uma maior diversificação dos mercados consumidores e fornecedores e da quantidade de produtos por destino e por origem.


Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo analisar a participação do Brasil, do Nordeste do Piauí e de Picos nas exportações e também verificar os índices de concentração de exportações e importações por destino, por origem e por produto pelo Piauí e por Picos entre os anos de 2008 e 2018 para disponibilizar aos leitores interessados no assunto um conteúdo de forma detalhada e explicativa, contribuindo para a obtenção das informações retratadas neste boletim para esse público, já que faz parte de uma realidade próxima de vários indivíduos e importante para a condução das atividades econômicas.


Com o intuito de obter as informações necessárias para realizar as análises propostas, foram utilizados os dados correspondentes aos valores em dólares Free on board (FOB)1 disponíveis no site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) na ferramenta online do Comex Stat. O recorte temporal utilizado foi entre os anos de 2008 e 2018, também foram realizadas buscas por estatísticas das exportações e importações dos municípios por meio de filtros como período, detalhamento, valores, entre outros. Depois essas informações foram tratadas nas fórmulas dos índices que compõem o objeto de estudo deste trabalho, para assim serem discorridos neste boletim.

Anexos:

PDF